Cultura
A cultura de Laranjal Paulista é marcada pela miscigenação de raças e povos. Nas manifestações artísticas, religiosas ou culinárias, estão afrodescendentes, italianos, portugueses, sírios e libaneses
As festas religiosas espalham-se por todo o município, comemoradas com bandas, fogos e rojões. A Festa do Divino Espírito Santo, no Distrito de Laras, acontece durante o mês de julho após o “Pouso do Divino” e da peregrinação que a irmandade do Espírito Santo faz no município e arredores. Atrai grande público principalmente no sábado, quando acontece a procissão dos amortalhados e o emocionante encontro das canoas no Rio Tietê.
A festa de São João Batista, padroeiro de Laranjal Paulista, data 1884 e atrai publico de toda a região. Nela consta a parte religiosa com novena, levantamento do mastro, missa solene, procissão e ao longo de 10 dias a parte profana com agitada quermesse, com comidas e bebidas típicas, parque de diversão, leilão de lenha, leilão de prendas (leitoa ensebada e pau de sebo), cururu, quadrilha e shows com muita música.