Município de Interesse Turístico
Uma cidade encantadora e acolhedora. Repleta de belezas naturais, história, cultura e tradição centenárias. Laranjal Paulista foi elevada a Município de Interesse Turístico pela Lei 16.720, editada em 15 de maio de 2018, após uma criteriosa seleção que envolveu um trabalho integrado entre a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado de São Paulo.
Para ser considerado um MIT é necessário que a cidade tenha potencial turístico, capacidade de serviço médico emergencial, meios de hospedagem no local ou na região, serviços de alimentação e serviço de informação turística. Além de dispor de infraestrutura e serviço de saneamento básico capaz de atender a população fixa e aos visitantes. Para fomentar a atividade turística como promotora de desenvolvimento econômico e emprego, os municípios recebem anualmente recursos de aproximadamente R$ 650 mil, a partir de projetos que devem ser apresentados e aprovados.
Laranjal Paulista é também integrante da AMITESP - Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo e já foi contemplada em quatro projetos, com aporte total de mais de R$ 1,5 milhões em investimentos estaduais: em 2018, com a implantação da Praça do Ciclista, sinalização turística, restauro do mirante e novo Cruzeiro; em 2019, construção do Parque do Pedro Zanella, requalificação de praça pública e restauro do chafariz; em 2020, revitalização da entrada da cidade; em 2022, Espaço Cultural dos Tropeiros e 2º etapa da sinalização turística (em licitação). E não para por aí, muitos outros projetos já vêm sendo formatados pelo município, contando com a parceria, indicações e aprovação do Comtur (Conselho Municipal do Turismo), que tem caráter consultivo e deliberativo.
Raízes do Interior
A cidade também faz parte da Microrregião Turística Raízes de Interior Paulista, que foi oficialmente criada em 29 de junho de 2017 com o objetivo de promover o sincronismo das ações turísticas entre os municípios, com foco na divulgação dos atrativos, roteiros e agenda de eventos.
Inserida no Mapa do Turismo Brasileiro, foi concebida em consonância com a Portaria nº 205/2015 do Ministério do Turismo que orienta os municípios limítrofes que possuam características similares, como identidade histórica, cultural, econômica e geográfica, a realizar ações integradas.
Além de Laranjal Paulista, participam da microrregião turística Tatuí, Boituva, Cesário Lange, Quadra, Pereiras, Porangaba, Jumirim, Torre de Pedra e Cerquilho.